Anthony Kiedis: “Novo álbum será lançado em 2019”
O Anthony Kiedis conversou com o amigo Scott Lipps para a Dash Radio e revelou que os Chili Peppers já estão trabalhando em um novo álbum. Ao ser questionado sobre um novo trabalho, o vocalista respondeu: “Vamos começar a trabalhar oficialmente nesse mês (outubro). Vai sair em 2019. Quero escrever músicas ótimas nesse momento.” Ele não falou mais detalhes do novo disco, como quem será o produtor ou se vão começar a gravar as novas faixas. Será o 12º álbum do Red Hot Chili Peppers.
O mais recente álbum de inéditas do Red Hot é o The Getaway, lançado em 2016. O novo disco será o terceiro seguido com o Josh Klinghoffer. Ele é o segundo guitarrista da história dos Chili Peppers a participar das gravações oficiais de três álbuns ou mais na história da banda. O único até então a gravar mais de três discos de inéditas foi o John Frusciante, participando de dois na primeira passagem (Mother’s Milk e Blood Sugar Sex Magik) e três na segunda (Californication, By The Way e Stadium Arcadium).
Durante a entrevista, o Anthony falou sobre diversos assuntos. Você pode conferir o bate papo completo nesse link:
Traduzimos algumas partes dessa entrevista, que durou mais de 30 minutos. Confira:
INFLUENCIAS NO COMEÇO DA CARREIRA
“Grandmaster Flash & The Furious Five acenderam uma chama em mim. A música sempre me inspirou desde criança. Não tinha ideia que eu viveria disso, aconteceu por acidente. Bandas funk da década de 1980 como Defunkt e The Commodores também me influenciaram. Quando eu estava no Ensino Médio, o punk chegou com tudo nos Estados Unidos. Também gostava muito de bandas como Devo e Germs. Eu não estudava música, mas todos meus amigos estudavam. Nunca pensei em aprender para um dia viver disso. Eu era mais como uma “esponja”. Aí um dia eu estava com os meus amigos e decidimos tentar escrever uma música. O estilo de cantar do Grandmaster Flash me chamou muito atenção e foi ele que me guiou pra começar a cantar.”
THE GETAWAY E A INFLUÊNCIA DO DANGER MOUSE NO ÁLBUM
“Quando chamamos o Danger Mouse para ser o produtor sabíamos que ele trabalhava diferente do que estávamos acostumados, que era todos da banda juntos improvisando enquanto eu tentava ver como poderia encaixar os meus vocais. Gostei da honestidade dele ao dizer que não gostou de tudo que estávamos fazendo antes dele chegar para produzir o álbum. “Dark Necessities” foi feita em estúdio junto com o Danger Mouse. Só a linha do baixo que já existia se não me engano. Mesmo com esse método diferente, ainda éramos os Chili Peppers criando novas músicas.”
INSPIRAÇÕES PARA ESCREVER UMA NOVA LETRA
“Eu gosto de pensar nas letras a caminho do estúdio ouvindo o que os caras criaram no estúdio. Tenho uma moto que tem um sistema de som ótimo pra me ajudar com isso. Não tenho uma fonte específica de inspiração. Às vezes vem do óbvio, como escrever sobre o meu filho, que eu amo mais do que tudo, durante um café da manhã. Emoções como a dor, sofrimento e dificuldades que enfrentamos também são ótimas fontes de inspiração. E às vezes vem do oceano também.”
ROBIN WILLIAMS
“O Josh tinha feito uma melodia linda e de repente recebemos a notícia que o Robin Williams faleceu (o ator, conhecido por trabalhos em filmes como Bom Dia Vietnã, Sociedade dos Poetas Mortos, Uma Babá Quase Perfeita, Jumanji, entre muitos outros, faleceu no dia 11 de agosto de 2014) . Por algum motivo, eu tive uma sensação estranha quando isso aconteceu. Quando ele partiu desse plano, senti que perdemos a energia de um Santo. Ele entregava muito para nós. Ele estava confuso, mas eu sentia que a vibe dele deixava o mundo melhor. Eu fiquei de luto por alguém que eu não era próximo. Então resolvi escrever uma música que fala sobre não julgar alguém que se suicida, porque com certeza essa pessoa está com uma dor que a maioria de nós não conseguimos compreender. Talvez seja um milagre que ele tenha vivido 63 anos aqui na Terra, sobrevivendo com essa dor e ainda criando a sua família. Então a única coisa que eu pensei foi ‘não vamos julgá-lo, a gente não sabe o que estava acontecendo de verdade com ele’. Nós nunca sabemos os problemas que os outros estão enfrentando. Mas essa música não entrou no The Getaway.
VÍDEOS DO THE GETAWAY
“Depois de muitas análises de propostas para o vídeo de “Dark Necessities”, nosso primeiro single, percebemos que a Olivia Wilde era a melhor escolha para dirigir o clipe. E ela realmente fez um trabalho ótimo. Depois percebemos que fomos dirigidos por mulheres em todos vídeos que fizemos para as músicas do The Getaway. E isso começou por conta do trabalho da Olivia, pela personalidade e atitude que ela teve conosco naquele momento.”
Diretoras dos vídeos das músicas que fazem parte do The Getaway:
“Dark Necessities” – Olivia Wilde (lançado no dia 16/06/2016)
“Go Robot” – Tota Lee (lançado no dia 08/09/2016)
“Sick Love” – Beth Jeans Houghton (lançado no dia 04/12/2016)
“Goodbye Angels” – Thoranna Sigurdardottir (lançado no dia 09/05/2017)