15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.redhotchilipeppers.com.br 300 true 0
theme-sticky-logo-alt

Feliz aniversário! Californication completa 20 anos.

Lançado oficialmente no dia 8 de junho de 1999, o Californication provou de vez (se é que alguém ainda tinha dúvida) que o Red Hot Chili Peppers realmente é uma banda gigante. Gravado no Cello Studios, em Los Angeles, o sétimo álbum de estúdio do RHCP vendeu mais de 40 milhões de cópias físicas e está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock And Roll Hall Of Fame (além de ficar nas primeiras colocações em várias paradas musicais). Foi produzido pelo Rick Rubin e a Warner Bros foi a gravadora responsável pela divulgação.

Marcado pela volta do guitarrista John Frusciante, que havia deixado a banda em 1992 (não estava curtindo muito os compromissos que tinham por conta do sucesso comercial que conquistaram com hits como “Give It Away” e “Under The Bridge”, o que o levou a se afastar e mergulhar no mundo das drogas por alguns anos), o álbum foi um ressurgimento tanto para os Chili Peppers quanto para o próprio músico. Nesses anos ausentes do Frusciante, a banda contou com os guitarristas Arik Marshall para concluir a turnê do Blood Sugar Sex Magik e com o Dave Navarro (guitarrista do Jane’s Addiction), que gravou o álbum One Hot Minute e depois saiu em turnê com os caras. Com várias divergências e problemas ao longo dos anos, como por exemplo os pouquíssimos shows que o RHCP fez em 1997, a banda optou por não continuar com Navarro. Flea, então, decidiu visitar o amigo John que estava na reabilitação para se livrar das drogas e o convidou para voltar pros Chili Peppers. Emocionado, ele aceitou. Depois, ele se encontrou com o Anthony Kiedis, onde se entenderam e resolveram entre eles qualquer problema que ainda pudesse existir nos últimos anos da primeira passagem do guitarrista no RHCP. O problema é que John só tinha uma guitarra. Então Anthony o levou para a Guitar Center (uma das maiores lojas de guitarras do mundo) e comprou uma Fender Stratocaster 1962 para o amigo. Quando o Flea voltou de uma viagem, ele recebeu a visita do John e do Anthony juntos, que logo chamaram o Chad, que também ficou muito feliz com a volta do guitarrista, marcando o início dessa nova era dos Chili Peppers e criando músicas que estariam no Californication.

Cello Studios

Com Anthony Kiedis no vocal, Flea no baixo, Chad Smith na bateria e John Frusciante de volta na guitarra e também fazendo os backing vocals, os Chili Peppers fizeram várias jams e até alguns shows antes de entrar em estúdio por cerca de três meses para gravar as músicas que estavam criando. Fecharam o álbum com 15 faixas (que somam 54 minutos e 24 segundos) e lançaram cinco clipes. A turnê de divulgação passou por vários lugares do mundo e durou cerca de dois anos. No Brasil, eles tocaram em São Paulo no Credicard Hall em outubro de 1999, show que todos os fãs que estavam presentes consideram a melhor apresentação do Red Hot no país. Eles ainda voltaram em 2001 no Rock In Rio antes de lançar o sucessor By The Way em 2002.

A capa do álbum foi criada pelo designer Lawrence Azerrad, responsável por grandes outras capas no mundo da música.

Em 2011, entrevistamos Lawrence e ele nos deu detalhe de como foi criar essa emblemática capa e também qual era a outra opção a ser cogitada pela banda, confira clicando aqui.

  1. Around The World
  2. Parallel Universe
  3. Scar Tissue
  4. Otherside
  5. Get On Top
  6. Californication
  7. Easily
  8. Porcelain
  9. Emit Remmus
  10. I Like Dirt
  11. This Velvet Glove
  12. Savior
  13. Purple Stain
  14. Right On Time
  15. Road Trippin’

SINGLES


Scar Tissue
Lançamento: 25 de maio de 1999

A música ganhou o Grammy de “Melhor Canção de Rock” em 2000 e marcou a volta da banda.
O single em CD conta com as B-Sides “Gong Li” e “Instrumental #1”.
O clipe mostra a banda “machucada” dirigindo em uma estrada solitária e foi dirigido pelo Stéphane Sednaoui, que também foi o diretor dos vídeos de “Give It Away” e “Breaking The Girl”.

Around The World
Lançamento: 14 de setembro de 1999

A música abriu a maioria dos shows do RHCP na turnê de divulgação do álbum.
Nos singles em CD, foram lançadas as B-Sides “Teatro Jam”, além da versão demo de “Parallel Universe” e versões ao vivo de “Me And My Friends” e “Yertle Trilogy”, que é uma jam que a banda fez em alguns shows.
O clipe conta com a banda tocando e foram usados vários efeitos especiais. Também foi dirigido pelo Stéphane Sednaoui, o mesmo diretor dos vídeos de “Scar Tissue”, “Give It Away” e “Breaking The Girl”.

Otherside
Lançamento: 11 de janeiro de 2000

É uma das músicas mais pedidas por quem vai nos shows do RHCP e também é uma das que eles mais tocaram ao vivo desde o lançamento.
O clipe foi dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris e foi inspirado no filme alemão O Gabinete do Doutor Caligari, de Robert Wiene.
Nos singles em CD, foram lançadas as B-Sides “How Strong”, além da versão de “Road Trippin’” apenas com voz, violão e baixo acústico e “My Lovely Man” ao vivo.

Californication
Lançamento: 20 de maio de 2000

Uma das músicas mais famosas e mais executadas do Red Hot Chili Peppers, que deu nome ao álbum também. Desde o lançamento, a banda tocou em praticamente todos os shows.
Também dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris, a música tem um dos clipes mais famosos da história, onde os integrantes são personagens de vídeo game em pontos distintos da Califórnia.
Nos singles em CD, foram lançadas versões ao vivo das músicas “I Could Have Lied”, “End Of Show Brisbane” e “End of Show State College”.



Road Trippin’
Lançamento: 18 de novembro de 2000

Música acústica do Red Hot Chili Peppers que não conta com o Chad Smith por não ter bateria. Ele não estava com os outros integrantes quando eles foram surfar em Big Sur e fizeram a música.
O clipe conta com Anthony Kiedis, Flea e John Frusciante tocando a música em uma casa na praia e surfando. O Chad Smith aparece chegando de barco. Também foi dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris.
Nos singles em CD, foram lançadas versões ao vivo das músicas “Californication”, “Blood Sugar Sex Magik”, “Under The Bridge” e “If You Have To Ask”.

Acompanhe o RHCP Brasil para saber mais curiosidades sobre os 20 anos do Californication!

Previous Post
“Dark Necessities” completa três anos
Next Post
Red Hot Chili Peppers irá lançar a reedição em vinil do álbum Californication