Detalhamos o novo palco do RHCP para turnê “I’m With You”

O Red Hot Chili Peppers iniciou uma épica turnê mundial utilizando o que há de melhor na indústria do entretenimento e com uma equipe técnica de fazer inveja a qualquer banda com super produções.

Iniciada no dia 07 de outubro na Alemanha, a turnê mundial do novo álbum “I’m With You” tem um imenso LED Backdrop (telão de fundo) feito com V28 panels da LSI Saco, um logo da banda desenhado no chão e feito com LED 30mm da Tait Towers  e 8 impressionantes LUSTRES independentes que se movimentam em 360° e se expandem dando dinamismo, profundidade e uma sensação tridimensional a apresentação.

O novo palco tem como base a forma octogonal, desde ao logotipo da banda no próprio palco até os suportes das luzes e foi totalmente projetado pela United Visual Artists (ou UVA), estúdio baseado em Londres e especialistas em arquitetura, design, animações e instalações digital. A UVA esteve recentemente no Brasil com uma instalação (“Room With A View”) dentro da exposição The Creators Project que aconteceu na Bienal de São Paulo.

Conversei com David Bajt, o líder do projeto d3 (software próprio da UVA que você vai entender mais a seguir), e ele contou vários detalhes sobre o novo palco, que apesar de parecer muito complexo sua construção, leva apenas 2 horas para ser erguido nos locais dos shows.

Mais uma matéria que você só vê no RHCP BRASIL.
For English, read on The Chili Source 

Vocês receberam alguma orientação do RHCP para construir o palco ou o processo de criação foi todo da UVA?
Foi 100% UVA, mas é claro que tinha que ser realista em termos de shows e a banda teve que aprovar também.

Quais são os tamanhos dos telões usados neste palco?
O LED Backdrop (telão de fundo) tem  17.92m de largura, 6.72m de alta.
Lustre (telões suspensos): 3.024m de largura e altura (fechado) e 9m de altura (quando aberto) + o suporte chega aproximadamente 10,5 m de altura.
E o logotipo no piso: 21m 12m, largura.

A resolução do LED Backdrop e dos lustres acima são os mesmos? Qual é a resolução deles?
Cada lustre tem a resolução 336×336.
O backdrop tem a resolução 640×240.
E no piso tem a resolução 700×400.

São oito (8) lustres suspensos acima da banda, como eles foram construídos? Eles foram feitos com LED ou outro material específico?
Os LED para os oito lustres são feitos de painéis LSI Saco v9 fornecido pela Nocturne PRG. Os lustres em si foram construídos e projetados pela empresa Tait Towers. Todos os movimentos são controlados pelo sistema Navigator Tait, que envia todos os dados da posição, rotação e expansão para o nosso software d3 que automaticamente mapeia o conteúdo para eles, independentemente se eles estão abertos, fechados ou girando.

Eles ficam apenas acima da banda ou se movem acima do público?
Ficam em cima da banda apenas, já que eles formam um projeto em conjunto com o chão (asterisco) e o pano de fundo.

Eu vi um vídeo que mostra os lustres se expandindo em algumas músicas e parecia que estavam se posicionando por cima de cada ponta do asterisco que fica no chão. Como ele funciona? Foi inspirado no telão que a Barco criou para U2 que também se expandem?
Nós usamos o logotipo da banda como uma peça chave para o projeto – é no chão, e as telas acima da banda refletem isso de uma forma mais abstrata. Telas que se expandem não são novas, mas você não costuma vê-los desta forma versátil. Essas se expandem por meio de motores na parte superior e inferior de cada lustre, e todos os dados de rastreamento vai para d3. O d3 é a nossa ferramenta própria de produção integrada, nós (UVA) usamos ela para todas as nossas instalações. Usando d3 podemos pré-visualizar o show em 3D, e usá-lo para sequenciar todo o conteúdo / cinética. Durante o show vamos usá-lo para controlar o conteúdo de vídeo, movimentação das telas e alimentação de câmera ao vivo. Tanto U2 quanto esse show RHCP usa telas 360°, por isso, nesse sentido, é semelhante, embora a sensação de todo o show é muito diferente. U2 também usam o nosso sistema de d3, de forma que é semelhante também!

Qual a velocidade em que eles se movimentam?
É rápido! Demora cerca de 20 segundos para partir de completamente fechada para completamente expandida.

Sobre as luzes, animação e movimento dos lustres, é tudo automático? Ou quem controla tudo? Uma vez ouvi falar de uma mesa de controle chamada GrandMA, eu não sei muito a respeito, mas este produto é usado?
Sim, o operador de vídeo (Leif Dixon) e o designer de iluminação (Scott Holthaus) ambos usam GrandMa, que é muito utilizado na indústria da música ao vivo, geralmente para controlar a iluminação. Há um monte de coisas acontecendo durante um grande show como este - movimentos da tela, o conteúdo de vídeo, luzes  - e todos esses elementos podem ter seu próprio sistema por trás dele. Nós conseguimos integrar com sucesso o d3 com a GrandMA pela primeira vez, o que significa que você pode usar a mesa GrandMA para ir para a pista seguinte em conteúdo de vídeo, por exemplo. Isto dá aos controladores de mostrar muito mais flexibilidade.

Os dados das posições de tela vêm automaticamente do d3, mas muitas das posições de tela e configurações foram programadas durante os ensaios da produção técnica. Assim que conseguimos o set list de Anthony Kiedis (geralmente apenas 15 min antes do show) dizemos ao técnico que controla as telas para combinar as posições das telas com o conteúdo das músicas. O controle das luzes e o vídeo são baseados em pistas (ponto de partida), o operador de vídeo usa uma mesa grandMA para saltar para a pista seguinte na timeline do d3. A banda quando está tocando adicionam/retiram muitos elementos por isso é impossível usar Midi timecode ou similar (para sincronizar o controle de luz e vídeo com a música). Esta é uma verdadeira banda punk-rock que improvisa muito, então um show completamente pré-planejado nunca se encaixaria com sua espontaneidade musical.

A iluminação e  animações foram feitas após o palco ter sido totalmente construído ou tudo foi planejado em conjunto?
Alguns conteúdos foram planejados durante o processo de design do palco, mas a iluminação foi sequenciada durante os ensaios de produção. A coisa boa com d3 é que você pode simular todo design de vídeo meses antes dos shows começarem! Estas animações foram enviadas para os empresários e banda para aprovação.

Algumas pessoas reclamaram do fato que não há telões com imagens da banda tocando ao vivo, que poderia ser bom para aqueles que estão muito longe do palco. Por que  as imagens projetadas contêm efeitos? É alguma decisão da banda para evitar vídeo ilegal na internet?
Isso depende do show, todos eles são diferentes - os de Londres e Alemanha, por exemplo, tinha um monte de câmera em tempo real com e sem efeitos, mas talvez você viu um diferente?

Quem teve a ideia de fazer o logotipo do RHCP no chão usando LED? Qual tipo de material usado para fazer um grande efeito visual e ao mesmo tempo suportar todos os equipamentos acima?
Foi nossa ideia aqui na UVA. Nós somente especificamos as formas arquitetônicas, movimentos da tela, e os requisitos das telas de LED (brilho, taxa de pixel, etc) e, claro, especificando como os suportes de iluminação seriam feito. Por exemplo, você pode ver que os três suportes de iluminação no interior dos lustres seguem a mesma forma do logotipo (octogonal). Foi tudo pensado com muito cuidado, você tem que ter cuidado quando se está trabalhando nesta escala. Tait Towers, que são especializados na construção de palcos, certificou-se que tudo  foi projetado corretamente e que tudo funcionasse.

Mas a banda colocou um tapete no palco e é quase impossível ver o asterisco, você sabe por quê? A superfície se tornou lisa e oferece risco para o Anthony?

É uma razão muito prática e pessoal: Anthony Kiedis tem alguns problemas com os joelhos, então, para alguns shows tiveram que colocar um tapete macio no chão para acomodar isso. Este será substituído por uma tela transparente de modo que o logotipo será totalmente visível. A banda realmente gostou dele - na verdade Chad até solicitou para elevar o palco dele (não era no início) para que ele pudesse ver o chão melhor!

AK usando tapete no palco

Quanto pesa cada tela de vídeo? E quantas toneladas  tem todo o palco aproximadamente?
Nós não sabemos, desculpe.

Como faz o transporte de um país para outro?
Há 5-6 grandes caminhões para transportar todos os kit e outro 5-6 ônibus de turismo que transportam funcionários.

Quanto tempo leva para construir todo o palco no dia do show? Há bandas que tem mais de um kit (conjunto) de palco para dar tempo de construir na cidade seguinte, é necessário com RHCP?
Como designers, nós apenas viemos com a ideia e de como construí-lo, então na verdade não somos nós que construímos toda estrutura em cada show. No entanto, a gerência do RHCP tem uma equipe muito experiente e profissional que viaja com a banda e constrói o palco para seu show. Nós sabemos que só leva cerca de 2 horas para construir o palco inteiro! Então por isso eles podem viajar e fazer um show em qualquer lugar todos os dias (com apenas um kit/conjunto).

Em termos de logística, é difícil e caro trazer este palco para o Brasil?
Desculpe, não sabemos sobre isto também. Isso faz parte da gestão da banda.

Para o próximo ano que terá shows ao ar livre, estádios e grandes arenas, eles vão usar o mesmo palco?
Sim, pelo menos por parte  da turnê dos EUA. Não temos certeza o que vai acontecer, isso teria que ver com a gerência da banda.

Toda essa estrutura é especial para RHCP ou vai ter linha comercial futuramente?
Ele é feito especialmente para RHCP, por isso não será visto em outro lugar.

Com quais outras bandas vocês também trabalharam?
Nós projetamos palco (e conteúdo) para bandas como Massive Attack e Jay-Z, mas a nossa ferramenta de produção d3 é usado por muitas bandas, incluindo U2, Kylie Minogue,Take That, Robbie Williams, Battles, George Michael  e muitos mais.

Muito obrigado

Mais fotos

Agradecimentos pelas fotos: James Medcraft

Pin It