Entrevista com Jack Irons – 2004

Em 23 de Dezembro de 2004 entrevistamos Jack Irons, o primeiro baterista do Red Hot Chili Peppers.

A entrevista foi logo após o lançamento de seu primeiro álbum solo, “Attention Dimension“, e foi publicada primeiramente no Suluhiana, o website dedicado a Jack (cujo você pode visita-lo clicando neste link).

Por: Altair Pereira e Laura Jacques

RHCP Brasil – Você começou a trabalhar no álbum em 1999. Quais são os seus sentimentos sobre o trabalho finalizado?
Jack Irons:Sim, eu comecei a trabalhar em Attention Dimension no outono de 1999. Eu precisava fazer algo criativo, mas não estava pronto para fazer turnê e tocar em uma banda. Comecei a gravar em um ADAT com uma pequena mesa de som. Após compor duas faixas, eu percebi que poderia finalizar o CD inteiro. Então, eu comprei equipamentos para as gravações e esse processo durou quase cinco anos. Eu precisa de tempo para me rejuvenecer. Eu era muito compulsivo.

RHCP BR – Fazer um disco solo, era algo que você planejou fazer, desde que começou a tocar bateria?
JI: Eu só comecei a pensar em fazer um disco solo em 1994, quando eu gravei minha primeira música. Eu amei fazer isso. Na verdade eu gravei minha primeira música na casa de Flea. Ele tinha um pequeno estúdio em seu porão e eu, estava passando alguns dias lá. Ele tinha um gravador de 4 canais. Eu realmente me apaixonei pelo processo.

RHCP BR – Como foi o processo de composição de ‘Attention Dimension’?
JI: O processo de composição de Attention Dimension foi bem mais espontâneo do que convencional. A única música que eu escrevi de maneira formal, foi “Come Running”. No restante das músicas, eu comecei na bateria e depois foram adicionados os instrumentos e sons que eu queria nelas.

RHCP BR – ‘Suluhiana’ foi o nome escolhido para o seu website brasileiro, porque é uma linda e pacífica canção. O que o termo e a música significam para você?
JI: Suluhiana significa, faça paz com os outros. O nome e a parte vocal, foram as últimas coisas a serem feitas na música. Alain Johannes, meu parceiro de longa data, cantou as palavras. Na verdade, ele que as sugeriu. Eu pedi à ele, que encontrasse uma palavra para cantar e que tivesse um significado pacífico. Ele encontrou Suluhiana e fez isso acontecer. O maior trabalho para mim, nessa música, foi o solo de marimba. Eu fiz várias tomadas diferentes até chegar ao solo que queria.

RHCP BR – Existe uma notável presença de texturas relacionadas à água/oceano em todo o disco, arte e música. Você criou o disco seguindo este tema?
JI: Eu sempre amei o oceano e também os animais marinhos, como as baleias e os golfinhos. O tema aquático veio naturalmente. Minhas tattoagens também seguem o tema aquático.

RHCP BR – Quando você começou a trabalhar na arte do disco?
JI: A arte veio após a finalização do processo de mixagem. Eu comecei a trabalhar no meu computador com algumas fotos e me diverti usando diferentes efeitos e cores. Eu fiz o que pareceu certo para mim.

RHCP BR – Tocar com diferentes bandas como, RedHotChiliPeppers, Pearl Jam e diferentes tipos de músicos como, Joe Strummer e Neil Young, influenciou o seu disco de algum forma?
JI: Em termos de criação, de uma forma ou outra, todas as minhas experiências estão em Attention Dimension. Eu me sinto feliz, por ter tocado com todos os músicos que já toquei. Minha expressão musical é uma mistura do meu poder natural e de todos esses anos de influências, tocando com os meus amigos (seria muito difícil separar isso). Attention Dimension, também, é como a minha criatividade mais livre o possível.

RHCP BR – Como foi para você, gravar novamente com Flea depois de muitos anos?
JI: Flea e eu, sempre fomos muito próximos. Eu sempre amei tocar com Flea. Acho que não importa quanto tempo se passou em relação à tocar com qualquer um dos meus velhos amigos, especialmente Flea e Alain. E esses são 2 músicos que eu venho tocando desde que eramos crianças. Alain, Flea, Hillel e eu, costumavamos tocar juntos quando crianças e depois no What Is This, nossa primeira banda na escola.

RHCP BR – Tocar com os membros do Pearl Jam deve ser algo gratificante. Como eles se involveram em Attention Dimension?
JI: Com relação ao envolvimento do Pearl Jam, eu apenas os perguntei. Nós não nos viamos há alguns anos, então eu fui a um show, quando eles estavam em turnê. Foi ótimo vê-los novamente. Eu os perguntei individualmente, se eles gostariam de participar do meu disco solo. Eles ficaram felizes em participar e ajudaram o Attention Dimension acontecer.

RHCP BR – Você finalizou o seu primeiro disco solo. O que vêm depois? Você irá continuar trabalhando em sua música solo?
JI: Eu trabalho com música o tempo todo. Eu não tenho certeza do que vêm depois. Eu estou trabalhando em algumas gravações e, estou conversando com alguns músicos, sobre fazer performances ao vivo. Isso levará um bom tempo para acontecer. Mas eu tenho certeza que algum tipo de música será feito.

RHCP BR – Você cnhece a música que o Red Hot Chili Peppers vêm fazendo atualmente?
JI: Sim, eu tenho todos os discos, desde que estive na banda. Eu gosto de toda a música que eles fazem, e tenho orgulho de tudo o que eles já fizeram como banda. Não é fãcil passar por tudo o que já passaram. Eles fazem um ótimo trabalho fazendo música do jeito que nós crescemos fazendo e mantendo isso real.

RHCP BR – Você poderia deixar uma menssagem para os seus fãs brasileiros?
JI: Obrigado à todas as pessoas que emprestaram seus ouvidos para a música, e me fazer parte disso. Seu apoio é uma coisa maravilhosa.