CCBB traz para o Brasil a exposição que inspirou o clipe “Can’t Stop”

São Paulo será o primeiro palco da exposição que deve atrair a atenção tanto daqueles que gostam de arte conceitual quanto interativa: o trabalho de Erwin Wurm, artista contemporâneo austríaco, será exibido pela primeira vez no Brasil por meio da mostra Erwin Wurm O Corpo é a Casa, com curadoria de Marcello Dantas, a partir de 25 de janeiro de 2017, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em São Paulo. Depois da temporada na cidade, que vai até 03 de abril, a exposição segue para os espaços da instituição em Brasília (de 21/04 a 26/06), Belo Horizonte (de 11/07 a 18/09) e Rio de Janeiro (de 11/10 a 08/01/2018). Na exposição, apresenta uma série de trabalhos que discute o corpo humano não apenas a partir do físico, mas também de suas camadas psicológicas e espirituais. Para o artista, a casa é parte do nosso corpo: ela é uma espécie de pele que nos protege, assim como o carro ou a roupa. Em suas obras, esses elementos inanimados ganham vida orgânica – uma residência obesa, um vaso sanitário magro, uma salsicha cheia de personalidade, um carro acima do peso. Segundo Erwin, o humor leva as pessoas a olharem para as coisas com mais cuidado. Wurm também coloca a interação do espectador como o ingrediente mais importante de sua arte…

Can’t Stop / One-Minute Sculptures

Todo o clipe de “Can’t Stop” foi influenciado na série “Esculturas de Um Minuto” (One-Minute Sculptures), criada nos anos 1990, onde o público é convidado a seguir instruções para que se torne, ele mesmo, uma escultura do artista durante 60 segundos, numa espécie de performance não planejada. Além de One-Minute Sculptures, um dos destaques da mostra é Fat House (Casa Gorda) e The Artist Who Swallowed the Word (O artista que engoliu o mundo).

No dia 25, às 15h, Wurm realiza uma palestra no CCBB para conversar com o público sobre seu processo criativo mediante retirada de senha 1h antes do início do evento.

 

Classificação Indicativa: livre.

Maiores informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/erwin-wurm-o-corpo-e-casa/

Visitação com hora agendada

Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “CCBB” (Apple Store e Google Play) e site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

 

Guia Auditivo

Complemente sua visita utilizando o audioguia, disponível por meio do aplicativo “CCBB” para celulares (Apple Store e Google Play).