04 anos de lançamento do álbum “I’m With You”

redhotchilipeppers_im_with_you_damien_hirstmikkad

Hoje, 30 de agosto de 2015, completa 04 anos de lançamento do álbum “I’m With You” no Brasil.

I’m with You é o décimo álbum de estúdio do Red Hot Chili Peppers, que foi lançado pela Warner Bros. Records no dia 26 de agosto de 2011 em vários países da Europa, 29 de agosto nos EUA, um dia antes do planejado inicialmente. No Brasil, foi lançado no dia 30 de agosto de 2011.

O álbum foi produzido por Rick Rubin, no Cello Studios, em Los Angeles, o mesmo estúdio em que a banda gravou Californication, e no EastWest Studios and Shangri La. As gravações do álbum ocorreram de setembro de 2010 a março de 2011.

De acordo com o baterista Chad Smith, a banda “compôs um monte de músicas” em 10 meses, de 12 de outubro de 2009 a agosto de 2010. Flea disse que a banda escreveu cerca de 60 canções para o novo álbum e levou cerca de nove meses antes de entrar no estúdio com Rick Rubin.

2010 MusiCares Person Of The Year Tribute To Neil Young - Roaming Inside

Primeira apresentação de Josh Klinghoffer como guitarrista oficial do Red Hot Chili Peppers no MusiCares 2010.

VIDEOGRAFIA “I’M WITH YOU” 2011-2012

THE ADVENTURES OF RAIN DANCE MAGGIE – 2011

Em 30 de julho de 2011, a banda subiu ao telhado de um edifício em Venice Beach, CA para filmar uma segunda versão do vídeo da música, com o diretor Marc Klasfeld. O clipe foi lançado no dia 17 de agosto de 2011.

Sobre o clipe, Klasfeld disse: “Anthony e eu estávamos assistindo o clipe ‘Get Back’ dos The Beatles, onde eles tocam em um telhado, e decidimos: ‘Não vai ser legal fazermos algo assim? Gravamos na Califórnia, em uma hora mágica e fazemos algo icônico para uma banda icônica'”.

O clipe foi gravado em cima de um telhado sem uso de proteção: “Ficamos um pouco preocupados, porque não tinha nenhuma rede de proteção naquele telhado. Descobrimos o local de última hora, porque tinha uma vista incrível. Mas nas bordas, se você cair..você morre. Então ficamos um pouco preocupados, mas eles são profissionais. Eles já fizeram isso um milhão de vezes e eles sabem os limites de tudo que fazem. A ideia era ser algo simples e icônico. E nos mantemos fiel à isso, e os resultados vocês podem ver no vídeo”.

MONARCHY OF ROSES – 2011

Em 4 de outubro de 2011, a banda começou a filmar um videoclipe para Monarchy of Roses. O baterista Chad Smith postou uma foto de sua bateria na frente de uma tela verde, confirmando que as filmagens estava em andamento. Em 14 de novembro de 2011, o clipe da música foi lançado através do site da banda, Facebook e canal oficial no YouTube. O vídeo foi dirigido por Marc Klasfeld, que anteriormente dirigiu o vídeo de “The Adventures of Rain Dance Maggie” e foi inspirado na obra de arte de Raymond Pettibon.

O clipe simula uma história em quadrinhos. Nas cenas, os músicos interagem com os desenhos como personagens da animação. O clipe e o CD do single foram lançados em 14 de novembro de 2011.

LOOK AROUND – 2012

Em 5 de dezembro de 2011, Flea confirmou notícias sobre a filmagem e que o trabalho da banda no vídeo foi concluída. Ele postou em sua página no Twitter “Fizemos um vídeo para Look Around. estou muito animado com isso, foi a filmagem mais divertida de todas.”

O videoclipe, que foi lançado no dia 25 de janeiro de 2012, é dirigido por Robert Hales e mostra os quatro integrantes da banda tocando em salas separadas, cada integrante decorou a sua sala com objetos pessoais que representam a personalidade de cada um. O clipe também conta com a presença do filho do vocalista Anthony Kiedis, a modelo Charlotte Free e conta também com atual namorada do Flea, Sandha Khin.

DID I LET YOU KNOW – 2012

Did I Let You Know foi lançada como um single promocional no Brasil em março de 2012, enquanto “Look Around” foi anunciado como o single que será lançado nos Estados Unidos e no resto do mundo. A música se tornou single por ter sido pedida a tocar em algumas rádios.

Para o clipe, foi criado um site onde fãs contaram segredos pra alguém, colaborando para o surgimento de outro segredo. Esse site, que usou como personagem a mosca presente na capa do I’m With You, recebeu muitos segredos e alguns deles foram revelados no clipe com a ajuda de um grupo de fãs que foram selecionados pelos produtores do vídeo. Na 2ª fase, e foi pedido para que fãs enviassem fotos com cartazes escrito algum segredo e algumas frases demonstrando seu amor e carinho pele Red Hot Chili Peppers. A direção do clipe é creditada a Daniel Ferro e Rogerio Fires e foi lançado em 12 de março de 2012 e teve apoio da Warner Music Brasil.

A MTV Brasil transmitiu o clipe na segunda-feira, dia 19 de março de 2012 no programa Acesso MTV e entrevistou fãs que ajudaram a criá-lo.

BRENDAN’S DEATH SONG – 2012

O vídeo foi dirigido por Marc Klasfeld, que também dirigiu os vídeos de música para “The Adventures of Rain Dance Maggie” e “Monarchy of Roses”. A banda gravou as cenas em Nova Orleans em 21 de maio de 2012 e através do seu site, convidou os fãs a fazer parte do clipe, enviando suas fotos e informações. Os selecionados fizeram parte do vídeo.

O principal conceito para o clipe era em um estilo Funeral Jazz, que envolveu músicos tocando em uma banda de formação em todo o cortejo fúnebre. Na primeira parte do vídeo a banda do funeral toca como o Red Hot Chili Peppers ao longo de um caminhão. O ato final da filmagem mostra a banda tocando no McDonoghville Cemetery na Louisiana, onde se realizam um contexto de letras em chamas que se lê “Death Song”.

A duração da música na versão em vídeo é editado em mais de 2 minutos (em comparação com a versão do álbum.) No entanto, o baterista Chad Smith confirmou na sua página no Twitter que seria lançado uma filmagem com um tempo maior. Vejam os dois clipes da música:

Canal oficial do RHCP no YouTube: Youtube.com/user/RHCPtv

 

Agradecimentos: RHCP.com, Twitter.com/flea333, Latimesblog, MTV.com, Bbc.com, MTV.com.br