Mauro Refosco participa do álbum “I’m With You”

O brasileiro Mauro Refosco participou de toda a percussão de “I’m With You”, informou Flea no seu twitter:

“the great brazilian percussionist @mrefosco rocks like mad all over the new red hot chili pepper record ‘I’m with you’. Yeeeeeah mauro”

Formado na Manhattan School of Music, o percursionista Mauro Refosco é catarinense e vive em Nova York desde o início da década de 90. Já tocou com Bebel Gilberto e, desde 1994 faz parte da banda de apoio de David Byrne, além de manter seu projeto “Forro in The Dark.”

Mauro Refosco se juntou ao Atoms for Peace, um supergrupo de rock formada no final de 2009. O grupo é composto pelo vocalista do Radiohead, Thom Yorke (vocais, guitarra e piano); Flea (baixo, escaleta) do Red Hot Chili Peppers; produtor de longa data do Radiohead, Nigel Godrich (guitarra e teclados), Joey Waronker (bateria), que tem desempenhado com artistas como REM, Beck, Smoth Elliott, The Smashing Pumpkins, Ima Robot e Walt Mink.

Mas antes disso, Mauro já se apresentava na banda de outro reverenciado roqueiro, o ex-Talking Head David Byrne. E foi para a banda do brasileiro, Forro in the Dark, que Byrne gravou “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Mauro é também um forrozeiro de sucesso em Nova York e responsável por um famoso arrasta-pé na cidade.

Foi no Brasil, ainda adolescente, que ele começou a levar a música a sério. Antes, teve que convencer o pai, dono de uma oficina mecânica que queria ver seus filhos doutores ûmas que também gostava de tocar sua sanfona.

Com 18 anos, Mauro deixou receoso Santa Catarina para estudar percussão em São Paulo, em um curso orquestral, com música contemporânea, na Unesp (Universidade Estadual Paulista). Tocou na Orquestra Experimental de Repertório, com regência de Jamil Maluf, mas não conseguiu deixar de lado a percussão popular. “Tinha esses dois mundos paralelos: o interesse pelo erudito e pelo popular”, conta, por telefone, de Nova York. “Na música brasileira, não existe bateria. O ritmo é baseado na percussão.

Info sobre Mauro: MusicNews

Wagner Calegare: